ALERP
ALERP
24/08/2025 11:23:10 | Por: Josselmo Batista Neres | Visitas: 101
Imagem: Divulgação
No cenário literário, Francisco Valentim Neto, autor piauiense consagrado no mundo das letras, membro da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, é autor de quatro livros de poesia. O poeta lançou na noite do sábado, 19 de julho de 2025 o livro “Pelos Caminhos da Poesia” em evento bastante prestigiado no auditório da ALERP.
O escritor no auto das suas inspirações, expressa os seus sentimentos, emoções, a razão e a sensatez em poemas escritos no seu caminhar pelos territórios/cidades de Picos, Santo Antônio de Lisboa, Bocaina, Valença do Piauí, Miguel Alves, Guadalupe, Inhuma, Parnaguá, Ribeiro Gonçalves, Teresina, Caracol, Floriano (no Piauí), Goiânia (no Goiás), Barreiras e Luís Eduardo Magalhães (na Bahia), Porto Nacional e Lajeado (no Tocantins) e, além da indicação do lugar na construção do poema o autor informa a data e o horário das magníficos expressões de encanto em retrato de corpo inteiro. Como o escritor afirma na contracapa do livro, os poemas tiveram a sua composição “nos diferentes destinos deste chão aonde fui, vislumbrei em cada paisagem uma atmosfera inspiradora, e ali deixei marcada a minha passagem pelo registro indelével da poesia.”
Em “Pelos Caminhos da Poesia”, são mais de cem poesias em forma fixa de soneto, composto por catorze versos, sendo que dois são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois tercetos (conjunto de três versos), onde no “retrovisor do tempo... o poeta expressa livremente a (sua) sensatez”.
O prefácio do livro tem a assinatura do professor, escritor e membro da Academia de Letras do Vale do Riachão - ALVAR, Nilvon Batista Brito, em belíssima e perfeita explanação – uma obra de arte que apresenta a outra obra – li mais de uma vez – e no conjunto completo entre a capa e contracapa, encontrei nas palavras impressas “um breve alívio da alma”.
Folheando “Pelos Caminhos da Poesia” e fazendo a leitura de forma leve e silenciosa, encontrei nas entrelinhas voz própria, presença firme e experiência concreta abordado com palavras que tocam o viver, proporcionando ao leitor uma análise íntima e reflexiva pelas viagens do conhecimento, inquietação e imaginação do poeta. Recomendo a leitura!
Josselmo Batista Neres é membro da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP
Picos, domingo, 24/08/2025
Comentar matéria
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Mais de: noticias
SELIPI (XXI Seminário de Literatura Piauiense e XVIII de Literatura...
(...mostrar-lhes-ei, de um jeito fatigante, que é possível que eu, dada a necessidade incessante de...
...
...





© 2025 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP - Fale Conosco